Bem vindo a este espaço de troca e reflexão de ideias.

O QUE SENTIMOS PODE SER FALADO.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

OS DISSIMULADOS.

- Nós havíamos combinado outra coisa. Vocês me deram a impressão de que concordavam comigo, mas quando apontei os problemas se calaram. Eu fiquei sozinho mostrando para eles as contradições e a falta de coerência deste projeto. O que é que houve?
- É claro que o projeto era uma porcaria, você tinha razão. Nós ficamos com medo de sermos retaliados.
- Vocês se calaram por muito pouco. Servi-los não é o mesmo que ter uma “vida de cão”, como dizem, pois o cão pelo menos vagueia a seu prazer, enquanto vocês promovem a luxúria e os vícios destes caras, porque para vocês o prazer é estar com eles. É disto que gostam, contar para meio mundo que eles são seus amigos? Vocês se esqueceram mesmo que um homem adulto não precisa de chefe.
- Um homem tolera o narcisismo de uma mulher quando a erotiza, mas o de um outro homem só se for possível admirá-lo. Esses caras são muito vaidosos, só querem aplausos. Vocês conhecem algum vaidoso inteligente? Rapaz eles são só imagem! Quando vocês dizem que eles são geniais e que se orgulham de trabalhar com eles, estão se fazendo de imbecis.
- Você tem razão.
- Esses caras são falsários que adoram uma intriga. Eles pensam que compram qualquer um. Vocês se lembram da última concorrência? Eles acabaram com o Pedro, eles não tem o menor escrúpulo, eles são a contravenção. Consideram os outros um nada e estão sempre querendo se equiparar a quem tem mais do que eles.
- Nós fomos enganados!
- Ninguém é enganado, Tomás. Vocês enganaram a si mesmo. Agora, é melhor se enganar junto a seus amigos do que enganar os seus amigos. Foi o que vocês fizeram comigo só porque têm medo de enxergar a vida com os próprios olhos. Vocês entram em pânico quando se vêem diante do que a liberdade pode lhes causar, ficam sem saber no que poderiam se transformar.
- E como ficarão nossas famílias caso a gente não continue neste negócio?
- Quanto mais submissos forem, mais serão subjugados por estes egoístas.
- Calma Teo, isto vai mudar.
- Meu bisavô dizia que a esperança é a segunda alma dos infelizes. O que vocês estão fazendo com a vida de vocês?
- Sendo amigos destes caras nossa vida ficou mais fácil!
- A vida quando parece fácil para um homem perspicaz certamente parecerá difícil para o tolo; e freqüentemente será difícil para o perspicaz quando for fácil para o tolo. Eu não conheço esses caras de hoje. Vocês não querem ver quais foram as conseqüências de suas ações. Para eles, vale tudo.
- Teo, eles têm entrada em qualquer lugar, o mundo acontece segundo suas regras e não as suas. Você pensa o que? Nós não somos nada diante deles.
- Você fala do lugar de quem cresceu acreditando que a única alternativa é submeter-se: se não pode derrotá-los, junte-se a eles. Essa é uma psicologia chula que diz que nada pode ser feito. Você se alimenta desta crença meu amigo. Você se tornou seu próprio carcereiro, quanto a isto eu não tenho o que fazer. Agora eu entendo porque vocês recuam diante deles.
-Por que?
- Vocês abriram mão do poder de se inventarem a cada dia. Vocês admiram caras que são previsíveis e que não surpreendem, mesmo que estejam sempre renovando na crueldade e na cretinice.
- Que mal há em ser grande e poderoso?
- Poderosos talvez, mas grandes? A grandeza escapa a compreensão, estes caras são previsíveis. E isto não combina com dissimulação. Apesar da arrogância, eles não têm a sofisticação necessária para receberem este adjetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário