Bem vindo a este espaço de troca e reflexão de ideias.

O QUE SENTIMOS PODE SER FALADO.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ZOLGA.

- As mulheres desapareceram! E a cada dia que passa, elas perdem brilho.

- Por que diz isto? Todo mundo sabe que existem mais mulheres do que homens.

- Porque é o que eu tenho vivido com as mulheres. Elas tinham uma luminosidade fascinante oriunda talvez da capacidade de se metamorfosearem. O que fazia com que cada mulher quando escolhida fosse a mais bela.

-E se tornasse na fantasia dos homens qualificada para cometer adultérios. Esta foi a razão pela qual precisou-se contê-la.

- A idéia de que uma mulher tem menos valor que um homem vem daí. Deste modo, acreditava-se que seria possível cortar-lhes as asas. Meu avô dizia que um homem prudente deveria unir-se sempre a uma mulher comprada, de preferência uma escrava, porque a esposa possui direitos vagos, a exemplo do que acontece nas separações quando o juiz acha que os filhos devem ficar com ela. Meu avô acreditava que as mulheres eram cisnes travestidos de humanos que voariam logo depois de encantarem os homens. Ele dizia que as mulheres deveriam ser vigiadas. Se o Rei Duncan tivesse tido a possibilidade de conversar com meu avô possivelmente não teria sido assassinado por Macbeth.

Você lembra da Rita? Ela levou muito de mim.

- Ethan comeu o pão que o diabo amassou com a ex-mulher. Ele me falou que aquela coral lhe deu na vida dois grandes momentos de prazer: um no casamento e outro na morte.

-Mas a mulher dele era casca grossa, peso pesado. Fez o que quis e não quis com os filhos, deixando Hera no chinelo. Tirou dele o que podia com o aval de juizes de visão curta e de advogados inescrupulosos. Que corja!
É impressionante, mas ela sempre acabava levando a melhor.

- Vem cá, quem foi Hera?

- Ela foi uma das esposas de Zeus. Usava de abusava da vingança, da violência e do ciúme. Por incrível que pareça seu nome significa aquela que protege. Mas uma mãe assim é o que filho algum precisa. Saiba você que para se vingar de Zeus, contam as más línguas, ela arremessou um de seus rebentos do céu para a terra.

- História punk. Isto me fez lembrar de como Clara ficava furiosa quando alguém se referia a ex-mulher do Ethan como alguém que valesse a pena. Ela dizia que por ser mulher e separada conhecia bem os estratagemas usados pela ex do Ethan. Ela a conhecia e afirma que ela era dissimulada e que mentiria sem qualquer escrúpulo para prejudicá-lo. Eu nunca vou me esquecer do dia em que ela chegou com a policia na casa do Ethan dizendo que ele havia seqüestrado os filhos, quando ela mesma os entregava a ele para passarem o final de semana juntos.

Eu não sei como Ethan agüentou tantas humilhações para ver os filhos. Por muito menos tem caras que se mandam. Eu sei que existem caras safados, mas como eles tem muita mulher bandida e sem caráter. Essa mulher se esvaziou de toda sua feminilidade e se encheu de crueldade e de prazer em destruir. Ela é um câncer.

- Ainda bem que nem todas são assim. Se fossem eu desistiria de procurar uma. Depois de passar um tempão ouvindo as conversas sobre as ex do Ethan, do Pedro, do Max, do Quincas e do João e o que elas faziam com os filhos, eu poderia dizer que mulher não presta. E ainda tem a Simone, aquela mineirinha que jogou seu bebê de dois meses dentro de uma lagoa.

- Ouvindo isso penso que nós não saímos da Idade do Ferro. Aquele tempo no qual emergiu a escória humana. Será que foi para isto que serviu a civilização, para encobrir a crueldade bárbara revestindo-a de tons pastéis, porque depende dela para se desenvolver? Ouvindo estas histórias percebo que nos tornamos criaturas arrogantes, avessas a justiça e que vivem mergulhadas na própria desgraça!

- Teo, em muitos aspectos acho que ainda não saímos de lá.

- Quando ouço homens falando de mulheres e vice e versa percebo que a magia desapareceu, tendo ficado em seu lugar a desilusão e a mágoa que o sexo não consegue aplacar.

- Me responde uma coisa, por que será que minha namorada fica uma arara quando eu digo para ela que não quero que ela vá comigo ao boteco beber com meus amigos. Ela nunca entendeu isto. Quando digo isto ela se ofende, fica magoada, sei lá!

- Meu amigo ela deve entender essa frase como se você estivesse dizendo que não a ama, porque se a amasse a convidaria para ir junto com você. Quando uma mulher não faz o que fazemos, ela não entende. Eu creio que muito do que dizemos ser uma mulher tem haver com nossas expectativas em relação a ela. Acho inclusive que o olho de um homem é sua expectativa, mas com uma mulher é diferente.

Para muitos homens e mulheres, a beleza é um atributo necessário a elas, mas basta que isto se confirme para que as dúvidas sobre o quanto elas são confiáveis comecem a existir. A beleza aproximou as mulheres tanto dos deuses quanto da maldição. Por que será que para nós ela ficou ao mesmo tempo investida de perigo e proteção?

- Talvez por que nós as tenhamos colocado como representantes daquilo que
precisávamos encontrar no mundo, mas não encontramos: calor e proteção. Por outro lado, para poder materializar o desejo de gratidão por receber do mundo o que necessitamos para viver: alimento e segurança. A mulher durante milênios esteve neste lugar sagrado do qual não fazíamos parte. Pagamos um preço alto por isso quando nos mantemos fora de lá.

Nós só descobrimos isto depois de uma separação, é ai que percebemos que tudo não passou de ilusão, uma tentativa chula para driblar o abandono. Tantas brigas teriam sido evitadas se tivéssemos aberto mão da fantasia de segurança, proteção e calor.
Deste jeito não conseguiremos ver quem é ou o quer uma mulher, aquela que como nós vive buscando conferir algum sentido a sua vida, mesmo que ele mude. Ela é alguém que como nós tenta vencer os desatinos da vida enfrentando-os com coragem e determinação.

- Eu continuo procurando minha Zolga, a última mulher. Ela que será tão incomum quanto eu, que não será minha cara metade porque ela não existe, mas que será cúmplice e companheira de caminhada. Ela que não me olhará como um inimigo ou um estuprador em potencial, alguém com quem não disputarei nada porque tudo é transitório. Uma mulher que queira meu amor como ele é, e que me ame pelo que eu sou e não pela sombra de mim, tantas vezes presente entre seus olhos e eu.

Por tudo isto eu agradeço as minhas ex-mulheres, é por isto que não consigo odiá-las. Sair de cada um daqueles casamentos foi um presente, uma experiência libertadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário