Bem vindo a este espaço de troca e reflexão de ideias.

O QUE SENTIMOS PODE SER FALADO.

sábado, 17 de outubro de 2009

TE AMO MAMÃE.

- Por que ele pintou este quadro?
- Max, esse quadro foi pintado depois da morte de um amigo, uma homenagem. Ele não pintou pensando em sua mãe, mas na do amigo. Eu vou te contar o que estava escrito em seu diário.

Dali tinha um amigo querido. Eles eram muito próximos, portanto, ele sabia bem o que acontecia na vida de Felipe. Seu amigo era filho de uma família de banqueiros, os quais conquistaram reputação viabilizando negócios em diferentes paises. Seus pais nunca suportaram Dali, pela forma como se dirigia a eles; anarquista apaixonado, dizia o que lhe passava na cabeça. As comparações que fazia a mesa durante os longos almoços, deixavam a mãe de seu amigo furiosa. Mas em uma coisa ele tinha razão, os grandes olhos azuis da mãe de Felipe eram gelados e certeiros como os de um crocodilo.

Pelo que sei, ela não se intimidava com nada, mas pediu ao filho para que nunca mais trouxesse o amigo a sua residência. Ela escolhia a dedo os empregados e só admitia os que teriam a perder caso a desafiassem. Eles eram seus olhos quando ela não estava em casa. Certa vez um deles lhe contou que Dali disse a Felipe que ela era Carmem travestida na doce Micaela. Por este motivo ela proibiu esta amizade.

Olhando para a vida que Felipe levou, percebo que as situações limite nunca são algo raro ou extraordinário, mas partes do cotidiano, do que é comum a cada um de nós. Isto me fez pensar que na maioria das vezes suportamos muito mais do que é necessário. E para tanto, precisamos endurecer nossos olhos e corações, pois só assim estaremos habilitados para suportar fardos.

Felipe não conseguiu vencer esta empreitada, portanto, não podia compreender quem era sua mãe, ele percebia o que lhe interessava. Via sua mãe em pedaços, como se vê um clichê, porque vê-la inteira era insuportável.

O pai de Felipe sabia vestir com elegância sua prepotência. Certa vez ele viajou com ambos para Genebra. Por problemas de saúde ficou internado em um hospital suíço para tratar uma crise de asma. Por dois dias esperou seus pais, mas lá eles não apareceram. No final do segundo dia eles ligaram para ele dizendo que não poderiam encontrá-lo, mas nada mencionaram sobre seu aniversário ou seu estado de saúde. Quando desligou o telefone Felipe sentiu náusea e uma sensação de estar sendo esmagado e empurrado para dentro do nada que acreditava ser. Pensou em voz alta: “eu sei que quando eles fazem isto comigo se sentem vitoriosos”.

Felipe apesar de não ter sido poupado do trauma do nascimento se sentia um herói diante daqueles pais, pois sobreviver a eles em si era um ato de glória. Quando eu lhe contei sobre minhas angústias de marido ele me falou:
- Você ainda não aprendeu que no inferno só se entra acompanhado, você descobre que está só quando chega lá, afinal para que serve uma paixão?

Passado alguns dias, Felipe falou com sua mãe sobre o mal estar que sentiu durante os dias no hospital, mas ela mãe retrucou afirmando que ele estava sendo dramático e que os esquecimentos foram propositais. Disse que seus pais sempre fizeram o melhor por ele e que queriam que ele aprendesse a lidar com situações difíceis, porque seria o futuro presidente do banco.

- Nós não esquecemos de nada, disse ela, mas queríamos que você pensasse tal coisa. Meu filho fui eu quem o gerou, nunca se esqueça disto. Se existe algo que você jamais deve deslembrar é quem é sua mãe. Eu sempre desejei que a vida lhe sorrisse. Saiba que uma mulher é fraca e chora facilmente como eu agora. Pois pense meu filho no quanto seus amigos já me causaram dor. Só eu o amo de verdade.

Seus pais tinham habilidade para convencê-lo de que mesmo estando errados, estavam certos. Esta forma de manipular Felipe, Dali execrava, mas Felipe se conformava com sua condição de objeto.

- Felipe, sua mãe serve a seu pai e ele a ela. Sua mãe despreza sexualmente seu pai porque ele não é aristocrata como ela, e você estando sempre a mão é cômodo.

- Que absurdo você só pode estar bêbado.

- Meu amigo sem perceber, você naufraga. Sua mãe te transformou em um serviçal e se você não se cuidar, vai para cama com ela. Esta senhora distinta, de discreta elegância e voz macia é uma das mulheres mais ardilosas que já conheci. Saiba que ser mãe não é condição para que uma mulher deixe de manipular e ser cruel. A maternidade não transforma as mágoas algumas mulheres retirando-as de seu coração, pelo contrário ela pode deixar mais turva sua visão. Você só sobreviveu porque ela quis, ela sempre soube fazer bom uso disto quando se tornou sua credora.

- Dali saia da minha casa.

A partir daquele dia eles nunca mais se falaram, eu só soube dos fatos pelo diário que Dali escreveu. A verdade é que a mãe de Felipe só o enxergou até o momento em que ele serviu para preencher sua barriga vazia. Depois do nascimento, o buraco novamente se instalou e ela o transformou em uma presa, mantida a rédeas curtas. Mesmo que ele tivesse namoradas e amantes, essas mulheres nunca foram uma ameaça para ela.

Quando o pai morreu, a mãe se apossou de Felipe. Eles passaram a dormir juntos, sob o pretexto do sofrimento vivido por ela pela perda do marido. Foi assim durante anos. Uma semana após a morte se sua mãe, Felipe meteu uma bala na cabeça.
- Esta foi a história que originou este quadro! É por isso que você vê a silhueta de Jesus Cristo, o Sagrado Coração; abaixo dele Dali escreveu: “eu escarro várias vezes com prazer sobre o túmulo de minha mãe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário